As cachoeiras, trilhas e paisagens únicas de Sapopema (PR)

Seja para se conec­tar com a natureza, ou para se aven­tu­rar nas belezas rad­i­cais que a cidade reser­va, Sapope­ma é ide­al para a sua escol­ha.

sapopema turismo natureza cachoeiras
Sapope­ma | Foto: Flickr/Arthur

Local­iza­da no norte do Paraná, Sapope­ma, sem dúvi­da, encan­ta todos os vis­i­tantes com suas belezas nat­u­rais e opções de tur­is­mo. O municí­pio desta­ca-se por suas tril­has, cachoeiras, picos, gru­tas, pais­agens e bio­di­ver­si­dade que atraem amantes da natureza e de esportes rad­i­cais.

Ativi­dades como rapel, trekking, ciclis­mo e boia cross são bem visadas e bus­cadas na região graças à sua geografia priv­i­le­gia­da que inclui picos, rios e cachoeiras. Além dis­so, a cidade e as pro­priedades pri­vadas ofer­e­cem infraestru­tu­ra ade­qua­da e guias espe­cial­iza­dos para garan­tir a segu­rança e a diver­são dos vis­i­tantes. 

Principais Pontos Turísticos

O Pico Agu­do é o prin­ci­pal atra­ti­vo turís­ti­co de Sapope­ma. Com cer­ca de 1.200 met­ros de alti­tude, ofer­ece uma vista panorâmi­ca deslum­brante do vale do Rio Tiba­gi. O local pro­por­ciona desafios e belas pais­agens aos aven­tureiros.

O Salto das Orquídeas impres­siona com suas oito quedas d’água, com a prin­ci­pal ten­do 43 met­ros, além das pisci­nas nat­u­rais e sua rica bio­di­ver­si­dade. É um local per­feito para ban­ho e relax­am­en­to na natureza, cer­ca­do por uma rica veg­e­tação e pais­agens úni­cas. Já para os aven­tureiros, o Salto das Orquídeas é per­feito para rapel e trekking.

Com que­da d’água de aprox­i­mada­mente 11 met­ros, poço de águas ide­al para ban­ho e fotos, a Cachoeira Pri­mor encan­ta quem bus­ca paz, relax­am­en­to e férias da poluição sono­ra, visu­al e sen­so­r­i­al do ambi­ente urbano.

Camp­ing com vista deslum­brante do Pico Agu­do e das pais­agens arredores, sendo um pon­to per­feito para apre­ciar o nascer do sol e as estre­las. O Mirante é um dos camp­ings mais tradi­cionais da cidade, e é equipa­do com coz­in­ha comu­nitária, pon­tos de ener­gia, ban­heiros, vagas para car­ros, par­quin­ho, plan­tação de moran­gos e entre out­ros.

O Vale dos Pás­saros é per­feito para quem é fã da fotografia, por pos­suir diver­sos pon­tos ideais para um clique per­feito, abri­gar diver­sas espé­cies de aves e difer­entes tril­has. Já para os mais rad­i­cais, há a opor­tu­nidade de pular dire­ta­mente da cachoeir­in­ha de 6 met­ros para a pisci­na nat­ur­al.

Hospedagem e Gastronomia

Para acol­her os tur­is­tas, Sapope­ma dis­põe de diver­sas opções de hospedagem, incluin­do hotéis, pou­sadas e sítios que ofer­e­cem camp­ing e refeições. A culinária local é out­ro destaque, com restau­rantes que servem pratos típi­cos da região, pro­por­cio­nan­do uma exper­iên­cia gas­tronômi­ca autên­ti­ca aos vis­i­tantes. 

Como Chegar a Sapopema

Sapope­ma está local­iza­da a aprox­i­mada­mente 100 km de Lon­d­ri­na, no norte do Paraná. O aces­so pode ser feito por rodovias estad­u­ais, com estradas bem sinal­izadas que lev­am os vis­i­tantes dire­ta­mente ao municí­pio. A cidade tam­bém está próx­i­ma a out­ras local­i­dades turís­ti­cas, per­mitin­do que os via­jantes explorem a região com facil­i­dade.